A alta demanda por combustível dos moradores de Foz de Yguazú (Brasil), Ciudad del Este e Presidente Franco (Paraguai) faz com que os consumidores de Puerto Yguazú (Argentina) tenham um problema constante de falta de combustível. A diferença de preço faz com que os motoristas se concentrem na vizinha cidade argentina, onde existem apenas três postos e não são suficientes.
A Argentina subsidia o combustível, então, comparado ao Brasil e ao Paraguai, é metade do preço. Desde que o país vizinho abriu suas fronteiras, começou a preocupação com a falta de combustível em Yguazú. Buscando desacelerar, foram criados horários diferenciados para estrangeiros, mas na prática não resolveu nada.
Até os micro-ônibus turísticos de Foz vão carregar combustível do lado argentino e na quarta-feira até demonstraram pela lentidão com que a carga é despachada. Eles receberam a promessa de habilitar uma bomba exclusiva, com a qual buscam melhorar o trânsito na fronteira.
Também foi anunciado um maior controle nas cargas dos veículos turísticos brasileiros, devido ao temor de que a intenção seja evitar a revenda.
fonte: La Clave