Por meio do Requerimento n° 119/2025, o vereador Dr. Ranieri (Republicanos) busca informações do Executivo sobre a adesão do Município de Foz ao modelo de energia sustentável por assinatura da Associação Paranaense de Energia Compartilhada (Aprecom). Este serviço visa contribuir para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
O texto do Requerimento busca entender se existe um planejamento neste processo para possível viabilidade do serviço. “Imagina reduzir os gastos do município em até 25% com energia elétrica sem investir um único real em infraestrutura”, pontuou o vereador Ranieri. O parlamentar ainda completa: “podemos transformar esta economia de recursos para investir em outras áreas prioritárias da cidade”.
Conforme a justificativa do requerimento, a geração compartilhada contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7, 12 e 13:
ODS 7: Energia acessível e limpa
ODS 12: Produção e consumo responsável
ODS 13: Ação contra mudanças climáticas
Outros ODS podem ser implementados como: ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação. O requerimento passou pelo plenário e foi encaminhado ao Executivo, de onde virá a resposta.
ASSISTA AO VÍDEO
Fonte: CMFI