
Na reunião da Comissão Mista Brasil/Paraguai realizada na manhã desta segunda-feira, em Foz do Iguaçu, no Recanto Cataratas, foi definida a próxima ação para viabilizar a abertura parcial da Ponte da Integração. O encontro, que contou com a presença de autoridades brasileiras e paraguaias, teve como principal avanço a proposta de liberação da travessia para veículos pequenos, particulares e de turismo, além de caminhões em lastro (vazios), a partir de dezembro deste ano — desde que as obras das aduanas na zona primária de ambos os lados estejam concluídas.
A chancelaria brasileira e a paraguaia se reunirão em Foz do Iguaçu no próximo dia 18 de agosto para tratar de temas importantes e pontuais para os dois países. Na oportunidade, a Comissão Mista pretende apresentar formalmente a proposta de abertura parcial da ponte aos representantes brasileiros e paraguaios.
Posicionamento das autoridades
O presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Paulo Debrito, destacou a importância da medida para reduzir os atrasos na travessia pela Ponte da Amizade.
Já o prefeito General Silva e Luna reforçou que ambos os governos estão cientes da situação e que, uma vez concluídas as obras até o final do ano, a abertura parcial para carros e caminhões vazios será viável.
O vereador de Presidente Franco, Lúcio Vera, afirmou que a competência para a abertura da ponte é dos governos nacionais, mas que aproveitará o encontro do dia 18 de agosto para reforçar a necessidade de liberação parcial ainda em dezembro deste ano.
Participantes da reunião
Pelo lado brasileiro, estiveram presentes:
Pelo lado paraguaio, participaram: