Em uma operação conjunta entre o Consulado Geral do Paraguai em Iquique e autoridades da Região do Atacama, na província de El Loa, no Chile, todos os caminhoneiros paraguaios retidos na Rodovia 27CH foram resgatados em decorrência de intensas nevascas. Os compatriotas foram encontrados sãos e salvos após vários dias de isolamento na área.
O Consulado Paraguaio monitora as condições climáticas na região desde 13 de junho, em virtude dos fechamentos intermitentes da Passagem Integrada de Fronteira de Jama.
A partir de 25 de junho, a piora do tempo deixou vários caminhoneiros retidos, incluindo 10 cidadãos paraguaios. Em resposta a essa situação, o Consulado Geral empreendeu intensos esforços junto às autoridades chilenas, fornecendo uma lista detalhada com dados pessoais, informações do veículo e localização aproximada para facilitar a localização.
Graças aos esforços coordenados de resgate - que incluíram operações terrestres e aéreas -, oito dos dez motoristas de caminhão foram evacuados em boas condições após passarem quatro dias dentro de seus caminhões. Os dois restantes optaram por permanecer em seus veículos, pois não foram diretamente afetados pela neve. No entanto, serão feitos novos esforços para obter sua autorização para deixar a área, pois, segundo as previsões, o tempo piorará nas próximas horas.
O Governo do Paraguai continua monitorando a situação e prestando assistência aos seus cidadãos.
O resgate foi possível graças à ação coordenada e à colaboração harmoniosa das autoridades chilenas e argentinas, especialmente dos Carabineros Chilenos, cuja ação rápida e decisiva permitiu a transferência dos compatriotas antes da próxima frente fria esperada para o final do dia, de acordo com os boletins meteorológicos.
Fonte: MRE/PY