Imunização

Saúde convoca pessoas que estão com segunda dose contra covid em atraso em Foz do Iguaçu

Jovens de 20 a 24 anos e adultos de até 34 anos representam a maioria dos faltantes; moradores devem buscar a unidade de saúde mais próxima para completar a imunização

Publicada em 14/12/2021 às 09:06h

por Foz Ao Vivo


Compartilhe
Compartilhar a notícia Saúde convoca pessoas que estão com segunda dose contra covid em atraso em Foz do Iguaçu  Compartilhar a notícia Saúde convoca pessoas que estão com segunda dose contra covid em atraso em Foz do Iguaçu  Compartilhar a notícia Saúde convoca pessoas que estão com segunda dose contra covid em atraso em Foz do Iguaçu

Link da Notícia:

Saúde convoca pessoas que estão com segunda dose contra covid em atraso em Foz do Iguaçu
 (Foto: Christian Rizzi/PMFI)

Um levantamento realizado pela Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu aponta que 16.600 moradores não retornaram às unidades básicas de saúde para completar a imunização com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O balanço utiliza dados até o dia 06 de dezembro.

De acordo com o Programa Municipal de Imunização, 7.178 pessoas precisam receber a segunda dose da vacina AstraZeneca; 6.448 da Pfizer/Biontech e 2.974 da Coronavac/Butantan.

"É muito importante completar o esquema de vacinação. A pessoa não estará protegida com apenas uma dose, e os estudos já mostram que, mesmo com duas doses, em torno de cinco meses é preciso um reforço para manter a imunidade", lembra a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.

A orientação para quem ainda não recebeu a segunda dose da Pfizer ou AstraZeneca é buscar a unidade de saúde mais próxima de casa ou agendar a vacinação pelo site da Prefeitura https://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/. Para a segunda dose da Coronavac, a unidade de referência é do Maracanã.

O levantamento feito pela Secretaria de Saúde também apontou que os jovens estão entre os mais faltosos com a segunda dose. São 3.138 pessoas de 20 a 24 anos que não retornaram às unidades de saúde; 2.845 jovens de 25 a 29 anos e 2.357 adultos de 30 a 34 que não receberam a D2 ainda.

"Apesar de o maior número estar entre os jovens, os dados são preocupantes, porque muitos adolescentes e até idosos não compareceram para a segunda dose. Estamos nos aproximando do Natal e das festas de final de ano. É imprescindível que a população esteja imunizada, até mesmo para barrar a entrada de novas variantes", reforçou a secretária de saúde. Em todo o Paraná, mais de 1,1 milhão de pessoas estão com a segunda dose em atraso.

Proteção
Conforme explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Adriana Izuka, mesmo passado o prazo, o morador deve tomar a segunda dose para completar o esquema vacinal.  "O ideal é manter os intervalos recomendados, mas independente disso, a segunda dose deve ser administrada a qualquer momento que seja possível", disse.


Segundo o Ministério da Saúde e as farmacêuticas que fabricam as três vacinas, a proteção mais alta contra as formas mais graves da doença acontece duas semanas após a aplicação da segunda dose. O intervalo entre as doses da AstraZeneca é de 84 dias, 56 dias para a Pfizer e 25 dias para a Coronavac.

Dose de Reforço

Outra preocupação é com a dose de reforço, que está abaixo do esperado especialmente entre os idosos de 60 a 64 anos. "Mais de 12 mil idosos já poderiam ter recebido a vacinação, mas apenas 620 procuraram as unidades de saúde", explica Adriana.

O Ministério da Saúde aprovou a aplicação da terceira dose em toda a população adulta depois de cinco meses da segunda dose. Todas as unidades de saúde estão aplicando a dose de reforço, por agendamento ou demanda espontânea.

Vacinação em números

Foz do Iguaçu já aplicou 451.937 doses de vacinas contra a Covid-19, chegando a 109,7% com a primeira dose ou dose única e 101,5% com a segunda dose. Entre os adolescentes, a vacinação alcançou 87,67% de cobertura com a primeira dose e 14,5% com a segunda dose.

O Paraná aplicou 17.779.208 doses desde o inicio da campanha de vacinação, em janeiro. É o quinto estado que mais aplicou primeiras doses e o sexto que mais completou o esquema vacinal em toda a população, com 7.536.231 segundas doses e 21.422 doses únicas. Atualmente, 67% da população está com as duas doses, segundo o consórcio de veículos de imprensa. (Agência de Notícias do Paraná)

Fonte:PMFI




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45) 99946-0698

Copyright (c) 2022 - Foz Ao Vivo
Converse conosco pelo Whatsapp!