A ITAIPU Binacional iniciou o ano de 2025 com uma transferência de USD 44 milhões em favor do Estado paraguaio, no âmbito do cumprimento do Anexo C do Tratado. Os desembolsos, realizados tempestivamente, correspondem a royalties, repasses de energia e pagamentos à ANDE. Esses recursos são essenciais para que governos, municípios e empresas estatais possam realizar suas obras correspondentes em benefício dos moradores.
Segundo o relatório da Diretoria Financeira da Entidade, em janeiro deste ano foram remetidos pouco mais de US$ 19 milhões em repasse de energia e US$ 23 milhões em royalties ao Ministério da Economia e Finanças. Por sua vez, a ANDE recebeu cerca de 2 milhões em indenização por encargos administrativos e de supervisão.
Parte dos royalties é usada para financiar as despesas do Orçamento Geral da Nação (PGN), enquanto outra parcela importante é transferida pelo Tesouro Nacional aos governos departamentais e municipais. No caso específico da compensação por transferência de energia, os recursos são incorporados ao Fundo Nacional de Alimentação Escolar (Fonae) e um percentual também é distribuído aos municípios e províncias.
Os pagamentos à ANDE permitem que a empresa elétrica tenha recursos garantidos e previsíveis para cumprir seus planos de investimentos, a fim de fornecer um serviço elétrico de qualidade em todo o território nacional.
Além de manter ótimo desempenho na geração de energia, a ITAIPU continua honrando seus compromissos financeiros em dia, o que significa uma injeção econômica fundamental em benefício da população.
Fonte: Itaipu/PY