
Uma parceria entre a Sanepar e a Itaipu Binacional é finalista do Global Water Awards, considerado o “Oscar” da água, na categoria Campeões do ODS 6, que reconhece iniciativas voltadas ao acesso universal à água e ao saneamento.
O projeto indicado integra ações de saneamento sustentável com a proteção de reservatórios e a segurança energética. Os vencedores serão definidos por votação aberta até 27 de abril, com anúncio previsto para 19 de maio, durante o Global Water Summit 2026, na Espanha.
Com investimento superior a R$ 184 milhões, a iniciativa contempla a ampliação e modernização de sistemas de coleta e tratamento de esgoto em seis municípios do entorno do reservatório de Itaipu. Foram implantados cerca de 230 quilômetros de redes de esgoto, com redução anual de mais de 3 mil toneladas de carga orgânica e 300 toneladas de nutrientes na bacia do Paraná 3.
O programa beneficia aproximadamente 100 mil pessoas e já gerou mais de 3 mil empregos. Além disso, contribui diretamente para a preservação da qualidade da água do reservatório, essencial para a geração de energia - responsável por cerca de 10% da produção brasileira e 88% da energia consumida no Paraguai.
A premiação destaca iniciativas alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU, que busca garantir água potável e saneamento para todos até 2030.
Fonte: CS/Itaipu