
Na manhã da última segunda-feira (18/05), autoridades brasileiras, paraguaias e argentinas participaram de solenidade comemorativa pelos 30 anos de implantação do Comando Tripartite na região da Tríplice Fronteira. O evento foi realizado no Paraguai e reuniu representantes da Polícia Federal, órgãos de segurança federais e estaduais, setores de inteligência e autoridades policiais dos três países.
A celebração destacou a trajetória e os resultados alcançados pelo Comando Tripartite ao longo de três décadas de atuação integrada no combate aos crimes transnacionais na região de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú.
O Comando Tripartite é um mecanismo de cooperação internacional voltado ao fortalecimento da segurança pública na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, promovendo o intercâmbio de informações e a atuação coordenada entre forças policiais, órgãos migratórios, aduaneiros e de inteligência.
Criado com o objetivo de intensificar o enfrentamento ao tráfico internacional de drogas, contrabando, tráfico de armas, tráfico de pessoas e demais crimes de caráter transnacional, o grupo tornou-se referência em cooperação policial internacional na América do Sul.
Após a cerimônia comemorativa, foram realizados torneios esportivos integrando membros das forças de segurança dos três países. No torneio de vôlei feminino, a delegação do Paraguai conquistou o primeiro lugar, seguida pelo Brasil e pela Argentina. Já no torneio de futebol masculino, a equipe brasileira sagrou-se campeã após vitória sobre a Argentina e empate contra o Paraguai, que ficou com a segunda colocação.

Fonte: CS/PF/Foz