noticias641 Seja bem vindo ao nosso site Foz Ao Vivo!

Paraguai

Buscamos o máximo benefício para os paraguaios diz o presidente Peña sobre negociações com o Brasil

Publicada em 16/01/2024 às 09:59h

Foz ao Vivo


Compartilhe
Compartilhar a noticia   Buscamos o máximo benefício para os paraguaios diz o presidente Peña sobre negociações com o Brasil  Compartilhar a noticia   Buscamos o máximo benefício para os paraguaios diz o presidente Peña sobre negociações com o Brasil  Compartilhar a noticia   Buscamos o máximo benefício para os paraguaios diz o presidente Peña sobre negociações com o Brasil

Link da Notícia:

  Buscamos o máximo benefício para os paraguaios diz o presidente Peña sobre negociações com o Brasil
 (Foto: IP)

O Presidente do Paraguai, Santiago Peña, avaliou positivamente a reunião que manteve ontem com o mandatário  brasileiro, Lula da Silva, e manifestou entusiasmo com o andamento das negociações sobre a modificação do Anexo C de Itaipu e a definição da tarifa de energia elétrica.

"Temos uma posição firme e continuaremos trabalhando nisso, que é defender os paraguaios. O máximo benefício para os paraguaios, é isso que buscamos”, disse o presidente Peña nesta terça-feira em relação à posição paraguaia nas negociações com o Brasil.

Sublinhou que estas negociações decorrem no quadro de muito boas relações pessoais e bilaterais entre as mais altas autoridades de ambos os países, mas reconheceu que estas boas relações “devem ter conteúdo”.

Ele valorizou alguns “gestos” que já foram dados, como a exoneração de uma acusação pendente, de quase 100 milhões de dólares, sobre a indústria maquila que exporta do Paraguai para o Brasil, o que significaria perda de empregos para o país.

"Agora vamos continuar as conversas sobre o Anexo C e o funcionamento de Itaipu. “Estamos muito entusiasmados. Fui (Brasil) com uma equipe de alto nível e deixamos claro que esta é uma prioridade muito alta para o Paraguai”, disse.

Afirmou que essas conversas continuarão o mais breve possível, com a visita do presidente Lula a Assunção nas próximas semanas.

Acordos que permitem avançar nas negociações

A chefe da Casa Civil da Presidência da República, Lea Giménez, também destacou nesta terça-feira a importância das conversas realizadas ontem em Brasília, que duraram aproximadamente seis horas.

"Foram discutidas questões de interesses, infraestruturas regionais, intercâmbio comercial e o papel que os países devem desempenhar no contexto internacional. O foco da conversa foi a definição da tarifa de Itaipu para 2024 e por outro lado, a redefinição do Anexo C”, resumiu.

Quanto às questões relativas à Itaipu, indicou que foi acordado que os membros do grupo negociador devem ser pessoas com conhecimento técnico e histórico e peso político necessários para que os resultados sejam eficazes e eficientes, mas sobretudo construtivos para ambas as partes.

"Ficou acordado que a próxima reunião será em Assunção. O presidente Lula quer vir para Assunção e os dois dirigentes baixaram a linha para as equipes de que isso deveria acontecer o mais rápido possível”, afirmou.

Giménez destacou que “é claro que os líderes dos dois países buscam sinceramente um resultado favorável para ambas as partes e que este é um momento que permitirá consolidar as relações entre os dois países”.

“Hoje estamos dedicando o tempo com a devida responsabilidade para que essas definições sejam dadas da melhor forma possível e maximizando o benefício para o nosso país”, destacou.

Fonte: IP




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45) 99946-0698

Copyright (c) 2024 - Foz Ao Vivo