A embalagem encontrada continha cinco copos térmicos com desenho decorativo alusivo a um clube esportivo, com 1 quilo e 616 gramas de cocaína, com valor estimado em US$ 150.000; assim como camisetas. A carga teve origem em Assunção e teve como destino final a Arábia Saudita.
O pacote suspeito foi encontrado por agentes especiais da Secretaria Nacional Antidrogas, em coordenação com a Diretoria Nacional de Receita Tributária e a Diretoria Nacional de Aeronáutica Civil, durante verificações realizadas no aeroporto. Esta intervenção contou com o apoio do trabalho de cães farejadores de drogas, cujas provas levaram à solicitação da correspondente abertura judicial.
Diante das circunstâncias, a promotora antidrogas Pamela Pérez ordenou a prisão preventiva do pacote, que foi aberta judicialmente no Palácio da Justiça, na presença da juíza Lici Teresita Sánchez.
Este procedimento confirma mais uma vez a intenção das redes criminosas de utilizar itens de uso diário e artigos esportivos como fachada para o tráfico internacional de drogas. A SENAD reafirma seu compromisso de impedir que esse tipo de embarque atinja seu objetivo por meio de controles preventivos em pontos-chave do país.
Fonte: SENAD/PY