Agentes Especiais da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), da Delegacia Regional nº 2 de Ciudad del Este, desmantelaram um laboratório clandestino de produção de metanfetamina em uma operação realizada no Km 24, lado Acaray, na cidade de Minga Guasu. A ação foi coordenada pelo promotor Elvio Aguilera, da Unidade Especializada de Combate ao Narcotráfico.
Durante a operação, o cidadão chinês Yung Cheng Hsu, portador do documento de identidade nº 6.142.101, foi preso em flagrante. No local, foram apreendidos treze envelopes contendo substância suspeita de ser metanfetamina — droga sintética de alto potencial viciante e risco à saúde pública.
Os agentes também encontraram uma grande quantidade de produtos químicos e equipamentos utilizados na fabricação de entorpecentes, como ácido sulfúrico, acetona, álcool isopropílico, n-hexano, tubos de ensaio e de destilação, balança de precisão, transformador com medidor de temperatura e um frasco adaptado com manômetro.
Além disso, foram apreendidas caixas com pacotes endereçados ao detido, enviados por empresas importadoras de insumos químicos, juntamente com documentos que comprovam as operações logísticas e financeiras envolvidas.
As evidências indicam a existência de um laboratório sofisticado voltado à produção ilegal de metanfetamina. O suspeito, juntamente com todo o material apreendido, foi encaminhado à Delegacia Regional de Ciudad del Este e está à disposição do Ministério Público e do Juizado de Garantias Penal.
Fonte: SENAD/PY