
O guarani paraguaio se destacou como a moeda mais forte da América Latina no terceiro trimestre de 2025, de acordo com um relatório publicado pela Bloomberg Online. A divisa do Paraguai apresentou valorização de 13,63% em relação ao dólar, impulsionada por fatores internos e pela confiança de investidores estrangeiros no desempenho econômico do país.
Atrás do guarani ficaram o peso colombiano, com valorização de 4,20%, o peso mexicano, com 4,19%, e o real brasileiro, que subiu 2,03% no período.
Segundo o relatório, o interesse de investidores internacionais em títulos soberanos emitidos em moeda local contribuiu significativamente para a valorização da moeda paraguaia.
"O fortalecimento da taxa de câmbio no Paraguai se deve principalmente a fatores internos. O fator determinante para a queda da taxa de câmbio no final de junho foi a emissão de Títulos do Tesouro", explicou Ingrid Herrera, gerente do Departamento de Economia da MF Economía Inversiones.
“O valor de uma moeda reflete essencialmente a força da economia que a emite. Com um crescimento do PIB de quase 6% no final do primeiro semestre, mais que o dobro da média regional, não é surpresa que o guarani tenha sido a moeda mais forte em relação ao dólar”, disse o ministro da Economia, Carlos Fernández Valdovinos.
De acordo com analistas citados pela Bloomberg, diante de um ambiente global de enfraquecimento do dólar e de um crescimento econômico acima da média regional, a valorização contínua da taxa de câmbio do guarani paraguaio é altamente provável.