noticias682 Seja bem vindo ao nosso site Foz Ao Vivo!

Paraguai

Paraguai declara PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas e reforça segurança na fronteira com o Brasil

Publicada em 31/10/2025 às 09:49h | Foz ao Vivo 

Compartilhe nas redes sociais

Paraguai declara PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas e reforça segurança na fronteira com o Brasil
 (Foto: Fernando Ogura/ AEN)


Autoridades do Conselho de Defesa Nacional (Codena), após reunião com o presidente Santiago Peña, anunciaram a decisão do governo paraguaio de designar os grupos criminosos Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho como organizações terroristas. Também foi anunciada a decisão de elevar o nível de alerta ao máximo na fronteira com o Brasil.

Foto: Codena/PY

O secretário permanente da Codena, contra-almirante Cíbar Benítez, informou em coletiva de imprensa que essas determinações serão oficializadas nas próximas horas, por meio de decretos que serão assinados pelo presidente Santiago Peña.

Em relação à decisão de designar o Comando Vermelho e o PCC como organizações terroristas, ele afirmou que o assunto foi discutido no âmbito da Codena e que foram encontradas “razões mais do que suficientes” para fundamentar a decisão.

“Há razões mais do que suficientes para demonstrar que elas não afetam apenas a vida de indivíduos, mas também ameaçam a soberania, ameaçam nosso território, invadem nossas instituições; são verdadeiramente organizações terroristas”, disse ele.

Sobre as implicações dessa designação, o contra-almirante destacou que, do ponto de vista jurídico, ser declarado terrorista acarreta uma pena muito maior do que qualquer outro tipo de crime. Ele ressaltou ainda que a medida tem efeito dissuasor sobre outras organizações do mesmo tipo, cuja atuação transcende a criminalidade comum.

Outra decisão anunciada após a reunião do Codena foi “elevar o nível de alerta ao máximo em toda a faixa de fronteira com o Brasil, particularmente no leste”.

“Haverá um reforço de recursos, tanto de pessoal quanto de equipamentos, para tudo relacionado à defesa e segurança”, disse o contra-almirante Benítez.

Ele assegurou que o principal objetivo é proteger a população e que a instrução específica do presidente é para que as atividades cotidianas não sejam interrompidas. “Não haverá interferência nas atividades normais, sejam comerciais, de trânsito ou quaisquer outras”, afirmou.

Por fim, Benítez anunciou que os reforços nas fronteiras serão implementados o mais rápido possível e prorrogados por tempo indeterminado, com planos de se estenderem além das festas de fim de ano.

As decisões são tomadas no contexto da forte operação de combate aos grupos criminosos brasileiros Comando Vermelho e PCC, cujos membros temem conseguir fugir para países vizinhos.

Outro episódio considerado pela Codena foi o assalto ocorrido nesta quinta-feira a um banco na cidade de Katueté, no departamento de Canindeyú, na fronteira com o Brasil.

Coordenação com autoridades locais e internacionais

O ministro do Interior, Enrique Riera, informou que o reforço da segurança na fronteira com o Brasil abrange sete departamentos do país, com ênfase em Amambay, Canindeyú e Alto Paraná.

Recebi instruções específicas do presidente para conversar com nossos governadores, que são representantes do Executivo, com os prefeitos do lado brasileiro, e juntos começarmos a compartilhar essa preocupação, porque as autoridades locais sabem quando há qualquer deslocamento, e é importante que elas sintam a presença do Estado, da Polícia e do Exército por perto”, disse.

 

“Vamos trabalhar em coordenação dentro do Paraguai e também com nossos colegas no Brasil, provavelmente do Estado do Paraná, e com os prefeitos que atuam nessas cidades fronteiriças, que queremos que se sintam seguras, mas sem que isso afete suas vidas normais e o comércio que realizam”, acrescentou.

Fonte: IP




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Foz Ao Vivo
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Copyright (c) 2025 - Foz Ao Vivo