
A Itaipu Binacional transferiu US$ 205 milhões ao Estado paraguaio entre janeiro e maio de 2026. Os recursos correspondem às obrigações previstas no Anexo C do Tratado de Itaipu e incluem pagamentos de royalties, compensações pela cessão de energia e repasses à Administração Nacional de Eletricidade (ANDE).
Do montante total, o Tesouro Nacional do Paraguai recebeu US$ 109 milhões em royalties e outros US$ 55 milhões referentes à compensação pela transferência de energia. Já a ANDE recebeu US$ 41 milhões relacionados à cobertura de custos administrativos e remuneração sobre o capital investido.
Segundo a Itaipu, os repasses garantem recursos financeiros à estatal paraguaia de energia e proporcionam maior previsibilidade para a execução de seus planos de investimento ao longo do ano.
Somente em maio, as transferências somaram pouco mais de US$ 40 milhões. O valor inclui US$ 22 milhões em royalties, US$ 10 milhões pela cessão de energia e cerca de US$ 8 milhões destinados à ANDE, referentes a compensações e remuneração de capital.
Parte desses recursos será utilizada para financiar despesas previstas no Orçamento Geral da Nação (PGN). Outra parcela será destinada ao Ministério da Economia e Finanças (MEF), que fará a distribuição dos valores aos governos departamentais e municipais.
Os recursos provenientes da compensação pela cessão de energia também serão direcionados ao Fundo Nacional de Alimentação Escolar (FONAE), além de contribuir para investimentos realizados por municípios e governos regionais.
Fonte: IP