Paraguai

Livre circulação no Paraguai a partir de amanhã, 13 de Outubro

Publicada em 12/10/2021 às 22:07h

por Foz Ao Vivo


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)

O Poder Executivo finalmente eliminou a restrição de tempo para o movimento de pessoas como parte do levantamento gradual das medidas sanitárias pela Covid-19. Nos últimos meses, essa regulamentação praticamente não foi cumprida devido ao fraco controle. Bares e estabelecimentos gastronômicos também podem funcionar sem restrições de horário.

No início da pandemia, a restrição de movimento era cumprida pelos cidadãos, mas devido aos poucos controles, essa regra não era mais respeitada.

Após um ano e sete meses do início da pandemia Covid-19 no país, o Poder Executivo suspendeu, por meio do Decreto nº 6.085, a restrição horária de circulação, que foi instituída como medida preventiva contra o contágio massivo do vírus .

O levantamento dessa medida já foi anunciado pelo ministro da Saúde, Júlio Borba, na semana passada, e se deve aos baixos índices de infecções, internações e mortes que ocorrem no país por conta do coronavírus. Hoje, por exemplo, não ocorreu nenhum óbito por causa da covid.

A proibição de circulação entre as 02h00 e as 05h00 em todo o território nacional vai até esta terça-feira, e a partir de amanhã, quarta-feira (13) a medida deixa de vigorar, havendo a liberdade de circular durante as 24 hora do dia. 

 

Em alguns lugares uso de máscaras continuará obrigatório

Da mesma forma, fica estabelecido que negócios, indústrias, centros de trabalho, estabelecimentos, escritórios corporativos, centros e serviços operem em ambientes bemventilados,implementando a higienização das mãos e o uso permanente de máscaras.

Bares e estabelecimentos gastronômicos também podem funcionar sem restrições de horário, mas desde que atendam a medidas como ambientes bem ventilados, uso intermitente de máscaras e disponibilidade de local para lavar as mãos.

Recorde-se que o Ministério das Obras Públicas e Comunicações regulamentará tudo o que se relacione com o transporte público de passageiros. O uso de máscaras, boa ventilação (portas e janelas abertas se a unidade de transporte tiver janelas corrediças) e ocumprimento de outras medidas sanitárias no transporte público são obrigatórios.

Concertos e festivais de música estão de volta

Por outro lado, na área cultural está determinado que a Secretaria Nacional da Cultura, em coordenação com as autoridadessanitárias, prefeituras e municípios, será responsável pelafiscalização dos espaços de atividades culturais.

Entre eles são citadas a encenação de peças teatrais, dança, circo e outras disciplinas afins; c onciertos e festivais de música; s salas de cinema, de acordo com as especificações do protocolo aprovado.

Também podem ser feitas exposições de artes visuais, artesanato, bibliotecas, museus; livrarias e galerias de arte.

Os serviços culturais também são permitidos no domicílio e para eventos privados com estrita observância de protocolos devidamente autorizados por este decreto e pelo Ministério da Saúde. Bem como filmes drive-in e outras atividades culturais que respeitam o distanciamento físico de formas semelhantes.

Em outro artigo, fica estabelecido, excepcionalmente, o horário de trabalho dos funcionários públicos de órgãos e entidades dependentes do Poder Executivo , de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, até a entrada em vigor do decreto.

O limite de 50% de pessoas em lotação fechada para atos de culto é mantido presencial, assim as instituições de ensino superior também podem ministrar aulas na modalidade semi-presencial.

imformações : Uhora




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45) 99946-0698

Visitas: 213373
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2021 - Foz Ao Vivo
Converse conosco pelo Whatsapp!