noticias511 Seja bem vindo ao nosso site Foz Ao Vivo!

Paraguai

Paraguai e Brasil trocarão informações sobre imigração para fortalecer a segurança

Publicada em 26/08/2023 às 09:38h

Foz ao Vivo


Compartilhe
Compartilhar a noticia Paraguai e Brasil trocarão informações sobre imigração para fortalecer a segurança  Compartilhar a noticia Paraguai e Brasil trocarão informações sobre imigração para fortalecer a segurança  Compartilhar a noticia Paraguai e Brasil trocarão informações sobre imigração para fortalecer a segurança

Link da Notícia:

Paraguai e Brasil trocarão informações sobre imigração para fortalecer a segurança

Autoridades do Ministério de Tecnologias de Informação e Comunicação (Mitic) e da Direção Nacional de Migrações (DNM) do Paraguai se reuniram com representantes da Polícia Federal do Brasil para trabalhar no fortalecimento da segurança nos pontos de fronteira com o país vizinho.

O ministro do Mitic, Gustavo Villate, afirmou ao final da reunião realizada nesta sexta-feira que a primeira coisa que será feita é conseguir a integração oportuna das informações da base migratória do Paraguai e do Brasil. “As autoridades da Polícia Federal manifestaram muito boa disposição para colaborar nisso”, destacou Villate.

Sobre os relatórios que serão trocados entre as duas nações, ele disse em entrevista à Agência IP que encontram: acesso em tempo real ao banco de dados de pessoas procuradas no Brasil para descartar que tentem entrar no Paraguai .

Por sua vez, o diretor de Migrações, Jorge Kronawetter, disse que são inúmeros os casos de pessoas que são reclamadas pela Justiça no Brasil e que entram no Paraguai em busca de refúgio, então o que se pretende é que esses dados sejam mantidos de forma imediata e imediata. se tentarem entrar na fronteira, podem ser capturados e enviados de volta ao seu país de origem para serem julgados.

“O Brasil queria alertas pessoais e esses alertas são de domínio público. O acesso a esta informação em tempo real permitir-nos-á filtrar as pessoas quando passam pela nossa fronteira. Esse trabalho será feito sem incomodar as pessoas que vêm ao país para fazer comércio ou férias”, explicou.

Kronawetter afirmou que as reuniões de trabalho continuarão na próxima semana, e que serão técnicas, além da assinatura dos acordos. “A implementação ocorreria no curto prazo”, disse ele.

Afirmou que a nova modalidade de segurança nos limites do país será aplicada em todos os postos fronteiriços como os das cidades de Ciudad del Este, Salto del Guairá, Pedro Juan Caballero, entre outros.

O vice-ministro de Tecnologias do Mitic, Juan Ardissone disse que a instituição possui a infraestrutura tecnológica necessária para realizar o trabalho de troca de informações com a Polícia Brasileira.

 "O que procuramos é ter interligação entre sistemas e trabalhar em conjunto para que a informação que se pode ter em todos os locais seja a mesma. Por enquanto já estamos fazendo uma análise jurídica do projeto e na próxima semana acontecerá a reunião técnica”, afirmou finalmente Ardissone.

A reunião contou com a presença do adido da Polícia Federal do Brasil, Richard Murad Macedo, do adido adjunto da Polícia Federal do Brasil, Alexandre Mees e do secretário da Embaixada do Brasil, Nero Cunha Ferreira, além do diretor-geral de Migração Movimento do Paraguai, Fabio Espinoza e o Diretor de Tecnologia do DNM, Gustavo Aguiar.

 
Fonte: IP



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45) 99946-0698

Copyright (c) 2024 - Foz Ao Vivo