Política

Prefeitura de Foz e agência da ONU firmam cooperação técnica para fortalecimento de políticas públicas para refugiados

Assinatura foi realizada nesta quinta-feira (07) no gabinete do prefeito Chico Brasileiro

Publicada em 08/10/2021 às 10:53h

por Foz Ao Vivo


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) firmaram um termo de cooperação técnica para o fortalecimento das políticas públicas voltadas aos refugiados e migrantes na cidade nesta quinta-feira (07). A Casa do Migrante e a Cáritas Brasileira Regional do Paraná também integram a parceria. 

"Foz do Iguaçu é uma cidade acolhedora por natureza. Todas as pessoas são bem recebidas, prova disso são as mais 80 etnias que aqui convivem pacificamente e com muita harmonia. Firmar este termo com ACNUR é de extrema importância para que possamos aperfeiçoar ainda mais os atendimentos aos migrantes e refugiados, atendendo assim todos com respeito e dignidade", comentou o prefeito Chico Brasileiro. 

Com validade por tempo indeterminado, o acordo tem por objetivo fortalecer o acolhimento, a proteção e a integração local de refugiados e migrantes em Foz do Iguaçu, bem como fomentar ambiente favorável à coexistência pacífica destas populações com as demais comunidades. O documento ainda prevê a elaboração de um plano de trabalho que será desenvolvido durante a vigência da cooperação. 

"A ACNUR se coloca à disposição do município para que, juntos, possamos elaborar ações e protocolos que promovam respostas efetivas às principais demandas da população refugiada e migrante, dialogando com o presente momento para o fortalecimento das políticas públicas já realizadas pelo município, para que sejam cada vez mais inclusivas e efetivas na garantia de direitos", afirmou Jose Egas, representante da ACNUR no Brasil. 

ACNUR

A atuação da ACNUR no marco dos municípios é uma premissa fundamental dos trabalhos da agência humanitária, buscando refletir no âmbito local as diretrizes do mandato de proteção às pessoas refugiadas e solicitantes da condição de refugiado no país. Na esfera dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o ODS11 ? Cidades e Comunidades Sustentáveis reflete os esforços da agência para tornar as cidades espaços inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis ao promover a integração de pessoas refugiadas.


Presenças

Participaram do ato de assinatura da cooperação técnica os secretários (as) de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Kelyn Trento; da Assistência Social, Elias de Sousa; da Saúde, Rosa Maria Jeronymo Lima; representantes da Casa do Migrante, Terezinha Mezzalira; e da Cáritas, Marcia Ponce.

Fonte: PMFI




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45) 99946-0698

Visitas: 213360
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2021 - Foz Ao Vivo
Converse conosco pelo Whatsapp!