noticias726 Seja bem vindo ao nosso site Foz Ao Vivo!

Câmara de Foz

Fórum em Santa Helena discute segurança e mobilidade viária com participação de presidente da Câmara de Foz do Iguaçu

Evento reuniu autoridades e especialistas para debater melhorias no trânsito e acessibilidade; inauguração da Escola de Trânsito em SH foi destaque

Publicada em 24/05/2025 às 17:23h | Foz ao Vivo 

Compartilhe nas redes sociais

Fórum em Santa Helena discute segurança e mobilidade viária com participação de presidente da Câmara de Foz do Iguaçu
 (Foto: Christian Rizzi/ CMFI)


Santa Helena (PR) sediou, na manhã de ontem sexta-feira (23/05), um fórum sobre segurança viária e mobilidade urbana, com a presença de representantes políticos, especialistas e lideranças regionais. O presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Paulo Debrito (PL) participou do evento, destacando a troca de experiências entre as cidades e a urgência de ações para reduzir acidentes. O debate ocorreu paralelamente às festividades dos 58 anos do município, que incluíram a inauguração da Escola Pública de Trânsito na Praça do Colono.

Troca de experiências e modelos inspiradores

O fórum foi realizado em uma unidade educacional equipada com recurso de acessibilidade, como carrinhos elétricos e bicicletas, simbolizando o compromisso com a mobilidade sustentável. O presidente da Câmara de Santa Helena, Anderson Draghetti destacou a importância do espaço: “Então, isso é uma maravilha, uma ideia fantástica que deve ser implantada em outra cidade também. Qual o valor de uma vida? Temos que salvar vidas. A gente tem que salvar vidas. A gente tem que trabalhar as crianças, ensinar. Isso aqui é uma obra fantástica".

Paulo Debrito destaca troca de experiências e fala da importância de ações como essas no intuito de salvar vidas. “Este espaço é inspirador. Na nossa época não tinha uma unidade como essa. Mas, com certeza nós temos que olhar sim as nossas crianças. Eu que já sou avô, tenho que trazer os netos aqui para aprenderem as leis de trânsito desde pequenininhos”. Debrito ainda diz: “O importante, gente, é salvar vidas.”

Gilberto Ivan dos Santos, do Movimento Zero Mortes no Trânsito, destacou a luta constante em busca de zerar o número de morte no trânsito em Foz. “Aqui nos deparamos com a maravilha de uma uma ‘mini cidade’ com ruas , veículos, dentro dessa perspectiva nova, ecológicos. Então, em Foz do Iguaçu é uma luta nossa construir um centro educacional de trânsito nesses moldes”.
Quem também esteve presente no encontro foi a engenheira Priscila Bevervanço Mantovani, da Foztrans. Ela acrescentou: “A Foztrans faz tempo vem tentando viabilizar, enfrentando algumas dificuldades. Mas, eu acho que a gente está no início de um novo movimento, uma nova gestão do executivo, do legislativo. Uma busca de juntar os esforços para gente concretizar, porque a cidade merece”.

O evento terminou com a proposta de outras reuniões técnicas para avaliar a aplicação das ideias discutidas. Enquanto isso, Foz do Iguaçu deve analisar as sugestões, alinhando-as a projetos como a modernização do transporte público.

Fonte: CMFI




OUTRAS NOTÍCIAS
Prefeitura
NOTA OFICIAL

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Foz Ao Vivo
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Copyright (c) 2025 - Foz Ao Vivo