A partir de hoje sexta-feira (23), a Assistência Farmacêutica de Foz do Iguaçu inicia a transição na dispensação de canetas descartáveis de insulina NPH e Regular para canetas reutilizáveis.
As insulinas são adquiridas via processo licitatório pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, bem como os demais municípios, não puderam opinar nessa alteração. Reforçamos que não há nenhuma alteração na qualidade do medicamento e nenhum prejuízo ao paciente.
A nível de sustentabilidade, o uso das canetas reutilizáveis tem como objetivo diminuir o lixo produzido pelas canetas descartáveis.
Todos os profissionais ligados à assistência farmacêutica municipal estão passando por treinamento, a fim de garantir um atendimento qualificado no repasse das informações referente ao novo dispositivo. São profissionais experientes que já passaram pela transição de outros insumos utilizados no manejo da diabetes, como é o caso dos monitores de glicemia.
Ressaltamos que o uso de canetas reutilizáveis já é realidade na distribuição de outras insulinas dispensadas pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica que fica sob responsabilidade do Estado, chegando agora aos municípios.
Fonte: CS/PMFI