noticias845 Seja bem vindo ao nosso site Foz Ao Vivo!

Geral

Comunidade de Foz participa da chegada do Pompidou

Fundação Cultural e equipe do Museu Internacional iniciam agenda de aproximação com artistas e sociedade iguaçuense no dia 29 de abril

Publicada em 20/04/2025 às 10:19h | Foz ao Vivo 

Compartilhe nas redes sociais

Comunidade de Foz participa da chegada do Pompidou
Imagens de estudos do projeto arquitetônico do Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu.  (Foto: PMFI)


A instalação da primeira filial do renomado Centre Georges Pompidou na América Latina, em Foz do Iguaçu, começa com a aproximação dos artistas e da comunidade iguaçuenses com as equipes do Museu Internacional de Arte e da Fundação Cultural do município.

Na próxima terça-feira, 29 de abril, das 19h às 21h, na Estação Cultural Haroldo Alvarenga, no centro da cidade, acontece a primeira ação para o estabelecimento desse vínculo, o 1º Diálogo com a Sociedade. 

O objetivo é promover o diálogo, a troca de experiências e debater as funções de um museu e as possíveis ocupações de um espaço cultural. “Esse encontro vai marcar o início de uma agenda para envolver a comunidade de Foz do Iguaçu com a instalação do Museu Pompidou na cidade, visando com que os cidadãos e artistas da cidade sintam-se parte deste projeto, que representa um grande avanço para a cultura e o turismo”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites. 

Já estão previstos também dois Seminários de Práticas Contemporâneas, para os dias 21 e 22 de maio, em que serão feitos workshops para a elaboração de projetos culturais com a coordenadora de desenvolvimento de públicos do Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu, Priscila de Morais. 

Para o prefeito General Silva e Luna, “o fato de termos aqui um equipamento cultural de tamanho reconhecimento, como o Museu Internacional de Foz do Iguaçu, sem dúvidas irá gerar toda uma atmosfera inspiradora à criação de outros museus na cidade”.

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, “é de suma relevância criarmos essa sinergia entre a instituição e a população iguaçuense, que sentir-se-á pertencente ao contexto histórico-cultural de instalação do Museu Internacional”.

Dalmont reforça que toda a comunidade é bem-vinda nessa agenda de aproximação: alunos, professores, artistas e todas as pessoas interessadas.

Sobre o Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu

A iniciativa de implantar um museu de referência internacional em Foz do Iguaçu partiu do Governo do Paraná, que considera o projeto um marco para a cultura e o turismo do estado. O espaço, que será erguido em um terreno de 24 mil metros quadrados cedido pela CCR Aeroportos, ficará a cerca de 10 minutos do Parque Nacional do Iguaçu, integrando-se ao cenário natural da região.

O arquiteto Solano Benítez, que já recebeu o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza, foi escolhido para realizar o projeto do espaço por seu profundo conhecimento da região e sua abordagem inovadora. Segundo ele, a concepção do museu valorizará materiais locais e técnicas construtivas sustentáveis.

 Fonte: PMFI




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Foz Ao Vivo
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Copyright (c) 2025 - Foz Ao Vivo